Pois é. Vivendo uma cultura ocidental fortemente influenciada pelos nosso amigos do hemisfério Norte, acabamos estranhando outras culturas que não são iguais as nossas. Preconceito? Não. É perfeitamente aceitável estranhar algo que não lhe comum, afinal, essa coisa não é comum.
Mas a diferença é gritante.
Vamos falar sobre cultura pop em geral, que engloba música, cinema, games, livros etc. E a comparação que vou fazer é entre a cultura oriental e a cultura ocidental.
Se tiver tempo, assista essas duas cenas de luta que eu encontrei no youtube:
Cena de Oldboy (filme coreano):
Cena de Matrix (filme norte-americano)
Pra quem não assistiu, trata-se de lutas com um monte de gente!. Sim, o herói, no caso do Oldboy o próprio Oldboy contra um monte de gente e no caso do Matrix o Neo contra diversos Agentes Smiths, luta com toda a garra que tem, querendo, por tudo vencer a batalha. Mas a partir dessas imagens, pode se perceber muita coisa a respeito das diferenças de cultura no cinema.
- Você vê que na cena do Matrix, o Neo está todo estiloso, em preto, pássaros negros voam ao redor, ele luta de forma impassível, como se estivesse apenas cortando um frango em cima da pia. Enfim, nenhuma gota de suór lhe é fisgada, fora que o cara é O CARA lutando, tipo, quase não apanha e consegue sair de qualquer armadilha que lhe é imposta. E, como sempre, seu humor não se varia, ele está sério. Provavelmente deve estar pensando "Não estou fazendo mais que o meu trabalho."
- Já no Oldboy, o cara luta de verdade! É uma cena sem cortes! Tipo, o cara esta´furioso, ele bate e você que ele quer ganhar a luta porque não quer morrer, e não porque quer se mostrar o cara mais importante na parada! E a maioria dos filmes orientais são assim! Não há estilo, não há bombas explodindo enquanto o heroi anda em câmera lenta, há apenas uma história forte, geralmente com muito drama, e extremamente realista! O Oldboy quase morre lutando, e ainda vence aquele monte de panaca!
Mas, cá entre nós, a luta dele é, de longe, melhor que a do Neo.
- Num filme como esses, pra que se coloca um galã como o Keanu Reeves? Pro negócio ficar mais hollywoodiano, oras! Um cara bonitão, lutando de forma misteriosa com vários ângulos de câmera animais valoriza o filme e faz com que todos queiram assistir! E só existe uma certeza nesses filmes americanos: o herói sempre vai ganhar, não há dúvidas.
- Nos filmes orientais, não. Há uma visão mais realista, oos dramas são mais profundos. Assistindo a esse Oldboy, eu quase chorei, porque você vê que o cara sofre! Não existem discursos mela-cueca, onde fica-se falando sobre honra e poder, justiça e blá-blá-blá, só existe uma vida comum e um cara buscando a sua paz! Putz, não tem nem comparação!
Ou seja, por essas duas cenas pode-se concluir facilmente o mundo em que vivemos: Os ocidentais gostam dos caras que são fodas e sempre terão certeza de que ele vai ganhar, e os orientais gostam da surpresa, gostam de saber se o mocinho se ferra ou não, o que é bem mais divertido.
É tão fácil chegar a diversas conclusões só interpretando vídeos...
É isso aí, e eu super indico o filme Oldboy, que foi a principal inspiração pra esse post. Falousses e até mais! ;-P
P.S.: Tá, esse não foi o melhor dos meus posts, mas, acreditem ou não, o meu clima foi cortado várias vezes de tanto que me chamaram. Nenhum criatividade resiste à tantas interrupções.
Nenhum comentário:
Postar um comentário