segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Resenha sobre ir ao cinema, mencionando Atividade Paranormal 2


Eu assisti Atividade Paranormal 2. Porém, não porque eu estivesse morrendo de vontade de assistir esse filme, embora o primeiro tenha sido bastante legal, e sim porque eu queria sair, e nada melhor do que convidar algumas pessoas e ir ao cinema com elas quando não se tem nada para fazer sábado à tarde, não é mesmo? Fora que são tantas pessoas falando sobre o filme que você, que se considera um cinéfilo, se sente na obrigação de assistir a bendita obra. E eu fui, certo de que seria um filme legal.

Porém, ao contrário do que você deve estar imaginando agora, eu não vou fazer uma resenha desse Atividade Paranormal 2. Resenhas você encontra várias, e eu, por não ter um nome de peso, certamente não seria levado a sério se escrevesse uma. O meu intuito com esse post é explicar umas coisinhas para algumas pessoas que vão ao cinema e saem de lá gritando de peito aberto que o filme que acabou de assistir foi uma bosta. Portanto, por mais que eu não quisesse fazer uma resenha do filme, ainda porei o meu ponto de vista sobre ele nesse post.

Atividade Paranormal é um filme sutil, simples, mas muito bem feito. A técnica de filmagem, embora não seja original, pois já foi usada antes em filmes como A Bruxa de Blair e Cloverfield, é interessantíssima e só funciona porque faz com que as imagens vistas pareçam ter acontecido de fato, o que faz com que você imagine "Puxa, e se isso acontecer comigo?". Mas existem certas pessoas que não sabem assistir a filmes assim.

Por mais que o AP2 seja um filme de terror, ele não é aterrorizante do começo ao fim, o que deixa muita gente bastante irritada. Os primeiros 40min retratam única e exclusivamente a rotina da família que faz parte do filme, e isso faz com que você ouça vários infelizes dizendo coisas da na sala de cinema como "Nossa, que filme chato" ou "Que filme parado" ou "Essa droga não tem ação". Acontece, pessoas que fazem isso, que existe um propósito para essa chamada enrolação, e ela te influencia e você nem percebe. Quer ver?

Todos sabem que a fórmula de AP é: rotina, rotina, rotina, sustos. E isso funciona MUITO BEM, deixa o filme legal. Mas todos são impacientes. Sabe por que isso funciona? Pelo seguinte, vamos lá:

O diretor do filme tem o intuito de fazer você se sentir parte do filme, e você não vai se sentir parte do filme se não se identificar com as pessoas que estão nele. Você precisa se acostumar com as personagens, ser essas personagens, senão o susto que eles planejam te dar no final não vai te causar emoção alguma, já que você, tecnicamente, não tem relação nenhuma com aquelas personagens que estão se borrando de medo. É por isso que, enquanto você assite todo aquele blá-blá-blá incessante sobre a família e tudo o mais, ele está te induzindo a se acostumar com aquilo para que você se surpreenda no final.

Entendeu?

Só que muitas pessoas querem filmes que tenham ação do começo ao fim. É por isso que essas pessoas acham graça de filmes como O Grito, O Chamado e outros derivados. Isto é, são filmes de terror que fazem as pessoas rirem, e não ficarem com medo. Tem alguma coisa errada, então.

Esse é o diferencial de AP. Ele é PLANEJADO, tem uma métrica para que os sustos funcionem. Aí o infeliz vai lá, sai do cinema berrando "QUE LIXO DE FILME", sabe por quê? Porque ele não prestou atenção quando devia ter prestado. Nenhuma cena em um filme é meramente alienada ao conjunto da obra. Isso significa que, para que você sinta algo ao assistir algum filme, é necessário que preste atenção do começo ao fim. Se quiser conversar, converse, mas, ainda assim, preste atenção.

É preciso aprender a assistir filme, pessoal.

E essa era a minha mensagem. Quando forem ao cinema, tentem ser mais críticos. Quer dizer, isso se você vai ao cinema pra assistir filmes, porque se você vai pra fazer outra coisa... Hum, é melhor desconsiderar cada coisa que escrevi aqui...

P.S.: Quanto ao Atividade Paranormal 2, eu achei o máximo. Aconselho que assistam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário