quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Crise Existencial

Ultimamente (na verdade, começou nos meus 16/17 anos), eu comecei a ter crises existenciais. E o pior: essas crises existenciais eram tão fortes que me deixavam triste. Triste. Muito triste.

Peraí, acho melhor eu explicar o que é crise existencial antes que desistam de ler esse post por não saberem do que se trata...

Crise existencial é, basicamente, quando você começa a pensar em como você anda vivendo, nas coisas que você vê, na maneira como você anda agindo e, não tem como escapar desse tópico, nas pessoas que o cercam, principalmente nesse tópico. O que acontece é o seguinte: não haveria crise existencial se não houvesse pessoas ao seu redor.

Não haveria crises existenciais se a sociedade não tivesse tanta influência.

A sociedade é tão sacana que ao mesmo tempo em que ela te fala "viva da maneira como você quer viver", ela te diz "se você não for dessa forma, você não será feliz", e é isso o que mata! Isso é injusto! E o problema é que ela está certa!

Se você não segue o que a sociedade impõe, você simplesmente não será feliz. Por quê? Porque toda a sociedade segue a sociedade, e você será a única gota doce no oceano, e, portanto, solitária. Querendo ou não, somos obrigados a seguir o que a sociedade impõe, certo?

Nem vem me dizer "errado" porque você estará se enganando!

E o que acontece com o ser que não quer seguir o que a sociedade diz, apesar de tudo? Ele fica triste. E começa a pensar em coisas que poderia burlar esse sistema imposto em todas as paredes e tenta provar que a sua maneira de pensar está certa, então, começa-se a crise existencial. Você relaciona pensamentos, coloca um depois do outro e conclui sozinho que você terá que seguir a sociedade apesar de tudo. E o que acontece depois disso?

Você tenta se convencer de que a sociedade está certa! Como? Você conversa com seus amigos, com seus pais, com as pessoas na rua que você nem conhece, com pessoas que não têm nada a ver com você e tenta buscar nelas a resposta para a sua tristeza, tenta procurar o que elas fazem que faz com que sejam tão feliz quanto os outros, menos quanto você. E sabe o que essas pessoas fazem? Elas te dão conselhos.

Mas você não precisa de conselhos. Você precisa de soluções.

Você não precisa de conselhos. Você precisa de soluções.

Você estará sendo egoísta? Sim! É óbvio! Tem conserto? Tem! Sei que tem? Qual?

Não sei.

Talvez seja por isso que eu esteja escrevendo esse post, não? Cansei de conselhos, e quero soluções. Por isso continuo tendo crises existenciais, que me culminam por dentro como nunca! Não desejo isso pra ninguém.

Desconsidere esse texto se você tem um trabalho da hora, uma renda boa, todas as coisas que você quer, um amor do seu lado e uma(s) pessoas ótimas com quem confiar.


P.S.: Se for o seu caso, você pode ler esse texto substituindo a palavra "sociedade" por:
  • Parentes;
  • Amigos;
  • Colegas de escola;
  • Pais e;
  • Pessoas do trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário