segunda-feira, 21 de junho de 2010

A Saga da Minha Vida e a Sua Autora

Essa é Joanne Kathleen Rowling:


Você pode não conhecê-la (em que mundo você vive?), mas essa é uma das mais bem sucedidas escritoras do mundo. Não sabe o que ela escreveu? A foto é auto-explicativa: ela escreveu a saga Harry Potter, saga que já vendeu quase quatrocentos milhões de livros. Pra se ter uma ideia, é como se casa pessoa do Brasil tivesse comprado, pelo menos, dois livros dela. Pensando nesse sucesso, ninguém resolve pensar no passado dela.

Pois é, mas essa mulher tem uma história de vida tão inspiradora que eu gostaria muito de dedicar um post inteiro somente a ela para demonstrar o quanto eu a admiro.

Pode não ser o seu caso, mas JK foi a responsável por fazer com que muitas crianças e adolescentes passassem a gostar muito de ler (é, se você gosta de Crepúsculo, a culpa é da JK), inclusive eu, que não via beleza numa leitura. Mas saiba que chegar nesse sucesso todo não foi fácil.

Certo dia, assistindo a um programa da NGT que estava mostrando a vida dela, eu descobri muitas coisas a seu respeito, e fiquei estupefato com o que descobri. Portanto, o motivo que me leva a dedicar esse post a ela e que fez com essa mulher se tornasse a principal fonte de inspiração da minha vida vem logo a seguir.

JK era professora, morava num bairro suburbano da Inglaterra, era formada em Letras e nem por isso era uma pessoa de sucesso. Estava grávida, de repente teve sua família e, no mesmo tempo, perdeu o emprego. Como forma de ganhar dinheiro rápido, JK escreveu um romance que bolou de uma vez só enquanto vagava de trem, descendo na King's Cross com a história montada na mente. Para não acordar a filha que acabara de nascer, ela ia até um Café mais próximo e digitava, escrevendo com pressa pois precisava pagar as contas.

Ao terminar a escrita, mandou para editoras, mas nenhuma aceitou, julgando que a história de Harry Potter era absurda demais para ser lançada. Depois de um longo tempo, a Bloomsburry aceitou a história e resolveu publicá-la.

O resto da história vocês conhecem.

Agora, o que me fez ser fã de verdade dela é o cuidado que ela teve em criar a história, uma saga de sete livros onde nada acontece por nada. Ficou rica quando mais precisava, o que significa que ela merece.

Ela a maior inspiração da minha vida e, quando escrevo, tenho que confessar que escrevo pensando nela. Sei que sofrerei as mesmas decepções que ela, mas na hora certa sei que tudo vai dar certo.

E nesses dias, pesquisando um pouco mais a respeito dela, descobri que temos algo em comum: a solidão. Mas essa solidão, depois que parei para pensar, é comum para escritores, apesar de eu não me considerar um escritor Escritor.

Ao ser perguntada se escreveria mais algum livro após terminar Harry Potter, JK falou que não quer escrever mais nada. O porquê disso é simplesmente porque ela sentiu os piores sentimentos que uma pessoa pode sentir ao escrever, ressaltando principalmente o quão ruim foi se sentir solitária. Agora que terminou Harry Potter, ela não pensa em escrever mais nada porque não quer sofrer novamente o que sofreu nesses dez anos.

Mas eu te entendo, JK. Apesar de tudo, você fez história e marcou seu nome na história do mundo. Você não precisa fazer mais nada para ganhar notoriedade.

Se eu pudesse encontrá-la algum dia, eu falaria "Obrigado por tudo", por mais que ela não pudesse entender.

P.S.: Experimente dedicar todo o seu tempo livre para terminar um livro e você saberá o que ela sentiu. Experimente gastar um ano da sua vida para concluir uma história. Experimente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário